Quimicos

Produtos Químicos

O tratamento da água é importante porque, em função do aumento da poluição e do aumento da população, que trouxe como consequência o aumento do consumo, há necessidade de remoção de contaminantes para que a água disponível possa ser usada para consumo humano. A remoção desses contaminantes se dá por intermédio de tratamentos específicos. O tratamento consiste em um conjunto de procedimentos físicos e químicos para que a água fique em condições adequadas para ser consumida ou reutilizada.

Os produtos químicos normalmente utilizados no tratamento da água e efluentes são:

Oxidantes (cloro, ozônio, permanganato de potássio) - Oxidar metais (ferro e manganês) e matéria orgânica presentes na água bruta (sem tratamento).

Coagulantes (sulfato de ferro e alumínio, Policloreto de alumínio): Desestabilizar as partículas de modo que elas se combinem com as partículas de “impurezas” e formem os coágulos.

Alcalinizantes e Acidificantes (hidróxido de sódio, ácido clorídrico): Corrigir ou equalizar o pH das etapas do processo de tratamento de água e efluente, de modo que não se mantenha características corrosivas ou incrustantes.

Desinfectantes (hipoclorito de sódio, dicloroisocianurato de sódio): Eliminar microrganismos prejudiciais à saúde, que podem estar presentes na água.

A partir do momento em que a água sai do processo de tratamento, ela atende os padrões de potabilidade exigidos pela legislação.

Principais usos dos Produtos Químicos que Fornecemos

Quimicos

ID-HPS – Utilizado há muito tempo com fins sanitários e é indispensável para o tratamento da água; utiliza-se cloro também na desinfecção de resíduos industriais e de piscinas. Em virtude das suas propriedades descorantes, ele é usado no branqueamento de fibras vegetais, como algodão, linho, etc.

Quimicos

IDPAC18AC - Utilizado comumente como um Coagulante químico substitui com grande desempenho o Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico, aumentando a eficiência na decantação primária, melhorando as características de filtrabilidade, e reduz a carga enviada ao tratamento biológico. Auxilia o processo de espessamento de lodo por centrífuga, filtro prensa ou de esteira. Ele realiza a clarificação de efluentes líquidos industriais, água potável, águas para fins industriais.

Quimicos

SOBE pH - Ele é largamente aplicado na indústria, na purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais, na fabricação de produtos de uso doméstico (como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas) e na preparação de produtos orgânicos (como papel, celofane, seda artificial, celulose, corantes e, principalmente, sabão). Outros usos incluem a saponificação ou conversão de gordura, sebo e óleos vegetais na fabricação de sabão, e na fabricação de surfactantes para detergentes. É utilizado em indústrias de petróleo e gás natural para remoção de materiais ácidos da combustão de hidrocarbonetos e gasosos. No setor Industrial, é utilizado no tratamento químico para águas e efluentes realizando a equalização do pH devido à sua condição básica.

Quimicos

ID-DIS - É principalmente usado como um desinfetante, biocida, desodorante e detergente industrial. É encontrado em alguns tabletes ou filtros para purificação de água. É mais eficiente que o desinfetante de água antigamente usado (halazona). Nestas aplicações, é uma fonte de lenta liberação de cloro em baixas concentrações a uma taxa relativamente constante. Como um desinfetante, é usado para esterilizar água potável, piscinas, instrumentos de cozinha e ar, na luta contra as doenças infecciosas como rotina de desinfecção.

Quimicos

IDLUMI12AL - É empregado para acelerar a solidificação do concreto, principalmente quando trabalha-se em climas frios. É também usado na fabricação de papel, para a produção de tijolos refratários, na produção de alumina e seus subprodutos. Em tratamento de água ele é usado como um adjunto aos sistemas de amaciamento de água, como um coagulante auxiliar para melhorar a floculação e para remover sílica dissolvida.

Quimicos

ID-ACIDIFIC - É muito utilizado na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas, de corantes, na formação de haletos orgânicos, é usado também na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias e na extração do petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície. Também é comumente utilizado em tratamento de águas e efluentes para regeneração de resinas de troca iônica e devido a sua condição básica para redução do pH em processos de tratamento.





Whatsapp IDEU Whatsapp IDEU