Potabilidade de Água

Existem diversos usos para a água, e muitos deles requerem padrões de qualidade adequados para cada tipo de atividade.

Para tanto, existem Legislações específicas que estabelecem os limites dos parâmetros permitidos nas suas diferentes utilizações.

Análises de Potabilidade da Água

Para saber se a qualidade da água é segura, recomenda-se verificar o padrão de potabilidade, ou seja, analisá-la para verificar se a ingestão pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor.

Análises periódicas irão garantir a sanidade da água proveniente da rede hidráulica, poço ou fonte servindo, também, para indicar o momento propício para limpeza das caixas d’agua.

Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 2914 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância.

ARQUIVO PORTARIA 2914 – 12/12/2011

Na Portaria 2914 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo mais frequentes as análises físico-químicas e as análises bacteriológicas.

Tabela de padrão microbiológico da água para consumo humano.

Tabela de padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde

Análises de Balneabilidade / Piscinas

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, assim entendido o contato direto com a água para atividade esportiva ou de lazer.

A análise da água de piscina segue a norma NBR ABNT 10818: 2016 que estabelece as condições exigíveis para que a qualidade da água garanta sua utilização de maneira segura sem criar prejuízo à saúde e ao bem estar aos usuários.

Whatsapp IDEU Whatsapp IDEU