Fibra de Coco

Projeto Fibra de Coco

O consumo de água de coco verde tem crescido consideravelmente nos últimos anos devido à incorporação de hábitos saudáveis no atual comportamento da população brasileira. Além disso, Fortaleza é uma cidade litorânea e turística, elevando ainda mais esse consumo. O Ceará é o 3º maior Estado produtor de coco no Brasil o que nos leva a questionar o grau de participação que esta cidade possui na produção de impactos ambientais quando os rejeitos do coco verde são dispostos incorretamente e o grau de possibilidade de desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas e sustentáveis.

Os impactos ambientais gerados a partir do grande número de descartes de resíduos sólidos no ambiente têm sido fator preocupante nos últimos tempos. Devido ao rápido crescimento da população e de seu desenvolvimento, cresce também o seu consumo desenfreado e a tendência é que, a cada dia que passa, mais lixo será descartado no ambiente.

Hoje algumas empresas utilizam os resíduos por meio de processamento e transformados em vasos para plantas ornamentais, placas para utilização em paisagismo e biojóias. Também é usado como composto para agricultura. O pó da casca de coco é utilizado como substrato agrícola, por apresentar uma estrutura de alta porosidade, bem como capacidade de retenção de umidade. Por ser extremamente biodegradável, o material é indicado no processo de germinação de sementes.

Antes do seu reaproveitamento, os resíduos eram lançados diretamente no meio-ambiente, levando um longo período para sua biodegradação. Eram conduzidos pelas águas da chuva até rios e córregos ou muitas das vezes queimados, provocando aumento de gás carbônico na atmosfera.

Pensando no atual cenário ambiental a IDEU criou alguns projetos e iniciativas essenciais para contribuir com a sustentabilidade e criando uma solução que além de auxiliar na redução desse impacto ambiental, cria um produto inovador que atenderá toda a necessidade da construção civil mundial, trazendo benefícios sócio-econômico e ambiental para a comunidade.

Gostaria de mais informações sobre o projeto ou participar do desenvolvimento do produto? Entre em contato com a IDEU.